Fone: (51) 99323-1715 | E-mail: fetraf@fetrafrs.org.br

Federação dos trabalhadoes na agricultura familiar do Rio  Grande do Sul

“Construindo um futuro melhor para a agricultura familiar”

Federação dos trabalhadoes na agricultura familiar do Rio  Grande do Sul

“Construindo um futuro melhor para a agricultura familiar”

Search

Agricultores familiares doam 6 toneladas de alimentos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

FETRAF-RS e sindicatos filiados realizaram campanha de arrecadação durante o 4º Congresso da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul

Durante o 4º Congresso da Agricultura familiar do Rio Grande do Sul que ocorreu nos dias 5 e 6 de junho de 2024, e reuniu cerca de 500 pessoas em Erechim-RS, a FETRAF-RS realizou uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de higiene e limpeza. A campanha foi realizada junto aos sindicatos filiados que participaram do congresso.

As doações chegaram de todo o estado para compor as 6 toneladas de alimentos arrecadas. Além disso materiais de higiene e limpeza também foram doados. As doações serão destinadas ás vítimas das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul no mês de maio.

A campanha ocorre em um momento em que as doações já estão acontecendo em menor número sendo que as pessoas continuam sem condições de ter acesso a uma alimentação adequada, além de contribuir com os que mais precisam, ela chama atenção para a necessidade de pensar medidas de apoio a produção de alimentos na agricultura familiar,  de  ações que permitam encurtar a distância entre os que enfrentam grandes dificuldades para produzir e os que muitas vezes não tem acessos de qualidade, diz o Coordenador da FETRAF-RS Douglas Cenci.

O ato de solidariedade motivou os agricultores a trazerem produtos de suas regiões para doação. O coletivo de mulheres de Sarandi, por exemplo, realizou um ato com as mulheres que fizeram sabão de álcool para compor as doações. Além disso, alimentos como carne, batata, feijão, arroz, mandioca e outros alimentos foram doados.

Os itens foram destinados ás 21 cozinhas comunitárias da CUT-RS que atualmente produzem cerca de 10 mil refeições diárias para pessoas em vulnerabilidade social. Nesse momento de calamidade as cozinhas passaram a atender também às vítimas das enchentes. As doações irão compor a capacidade de entrega dessas refeições que serão distribuídas para as pessoas desabrigadas.

“Os alimentos doados são de excelente qualidade, produzidos pela agricultura familiar e respeitando o meio ambiente, isso é motivo de muito orgulho para os agricultores que puderam dividir o fruto do seu trabalho sabendo que será muito valorizado por quem recebe.” completa Cenci.

O congresso que tem como tema, “Autonomia e sustentabilidade na agricultura familiar! Produzir alimentos e construir sonhos!”, acontece em um momento oportuno para o debate sobre as mudanças climáticas que acarretam em evento extremos como os observados no estado no último período. A agricultura familiar tem um papel fundamental na produção de alimentos e vem estabelecendo esse debate bem com o papel do estado na consecução de políticas públicas que possibilitem o crescimento da categoria.

Em contraponto ao agronegócio, a agricultura familiar busca meios de produção que tenham menor impacto ambiental e oportunizem a produção em equilíbrio com o meio ambiente. A preservação da natureza é uma das pautas centrais de discussão e vem fortemente incorporada na pauta de ação e lutas da federação para o próximo período.

Deixe um comentário