A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), é a entidade representante de todos os trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado.
A criação da FETRAF-RS ocorreu no ano de 2014 como fruto do processo de estadualização da FETRAF-SUL, entidade formada no ano de 2001, a partir da articulação dos sindicatos dos três Estados do Sul, os quais representavam a construção do Novo Sindicalismo Rural no Brasil, além da consolidação da agricultura familiar como categoria social. O processo de Estadualização, conveniente para o momento, deu-se a contar do surgimento da FETRAF-Brasil em 2005 (mais tarde CONTRAF-Brasil), que assumiu a representação da categoria nacional, propiciando que a ação da FETRAF-Sul correspondesse especialmente a nível de Estado.
Representando o movimento do novo sindicalismo rural no Rio Grande do Sul, a FETRAF-RS busca fazer e consolidar um sindicalismo atuante e combativo, capaz de “Construir um futuro melhor para a agricultura familiar”.
Sua atuação tem por finalidade:
A FETRAF-RS está presente em oito regiões do estado, sendo: