Fone: (51) 99323-1715 | E-mail: fetraf@fetrafrs.org.br

Federação dos trabalhadoes na agricultura familiar do Rio  Grande do Sul

“Construindo um futuro melhor para a agricultura familiar”

Federação dos trabalhadoes na agricultura familiar do Rio  Grande do Sul

“Construindo um futuro melhor para a agricultura familiar”

Search

Juventude da FETRAF-RS discute as mudanças climáticas em seminário na Expointer

O primeiro dia de atividades na 47°Expointer (24/08), foi marcado por um encontro muito especial para a FETRAF-RS e também para a agricultura familiar. A juventude da FETRAF-RS reuniu-se em um seminário para discutir os desafios da sucessão rural em um contexto de mudanças climáticas e transição do modelo produtivo.

A atividade reuniu mais de 40 jovens de diversas regiões do estado em um debate sobre os dilemas contemporâneos da juventude no processo de suceder as propriedades rurais, sobretudo, pelo momento desafiador no campo, de intensificação dos eventos climáticos que trazem perdas e, muitas vezes, desencorajam os jovens a continuar a atividades na agricultura familiar.

Na oportunidade, também se debateu o modelo hegemônico de produção e seu impacto sobre a sucessão rural. O atual modelo tem-se caracterizado pela insustentabilidade, concentração de terras, redução da autonomia dos agricultores, aumento dos custos de produção, diminuição de tempo de lazer e cultura e ameaças à biodiversidade e ao meio ambiente, e vem interferindo na disposição do jovem em continuar no campo. Sendo assim, colocou-se da importância de construção e implementação de alternativas que possibilitem transitar para um novo modelo de produção, mais sustentável e que garantam a juventude condições de viver no campo.

Para discutir sobre o tema estiveram presentes o Secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Moisés Savian, o Coordenador Geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci e o Coordenador de Formação da FETRAF-RS, Felipe Toniolo.

Para o coordenador de jovens da FETRAF-RS, André Salles, discussões como essa são muito importantes para a agricultura familiar e sobretudo para a juventude que lutam por mais espaço no campo. “É urgente que a juventude rural e as organizações do campo promovam discussões e construam alternativas sustentáveis de produção. Essas alternativas devem visar combater, controlar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que promovem autonomia e sustentabilidade no campo. Capacitar e fortalecer os jovens é fundamental para superar esses desafios.” Salles também coloca que o debate junto com o MDA é fundamental para que haja sensibilidade possibilitando a criação de políticas   públicas específicas para que haja sucessão nas propriedades de maneira sustentável.

Após o Seminário os jovens visitaram o parque da Expointer e o Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano possui 413 expositores, sendo destes 125 são jovens.

Deixe um comentário