Nesta manhã, 28/08, no Pavilhão da Agricultura Familiar ocorreu a entrega do registro sindical à FETRAF-RS. O registro sindical é o processo de formalização de uma entidade sindical, como um sindicato, federação ou confederação. A concessão do registro sindical à FETRAF-RS afirma que esta é a entidade de representação da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, podendo representar toda a categoria.
A entrega do registro sindical à FETRAF-RS representa a luta e a consolidação da agricultura familiar como categoria socioeconômica. Como coloca o coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, a FETRAF-RS ajudou a criar a identidade da agricultura familiar e através do sindicalismo a consolidou como categoria e melhorou a vida dos agricultores familiares. “Muitas vezes os agricultores familiares eram tidos com termos pejorativos, enfrentavam inúmeras dificuldades e não se sentiam representado pelo sindicalismo rural, a partir da nossa organização, à época como departamento dos rurais da CUT e mais tarde FETRAF-SUL, construímos oposições sindicais que assumiram sindicatos e construímos um Novo sindicalismo, combativo e propositivo, o qual possibilitou em muito melhorar a vida dos agricultores familiares.”
Cenci também destaca que receber o registro sindical nesse momento da história é uma honra. “A FETRAF-RS ao longo de sua história sempre entendeu que a Luta e a proposição de medidas e políticas públicas que viessem a melhorar a vida dos agricultores familiares eram centrais em sua ação. Ter o registro sindical não era condição para buscar melhorar a vida dos agricultores familiares, mas nesse momento histórico, receber o registro é uma honra pois possibilita avançar ainda mais na luta e na oferta de outros erviços e condições aos agricultores familiares.”
A entrega do Registro sindical aconteceu no estande da FETRAF-RS no Pavilhão da Agricultura Familiar pelo superintendente do Ministério do Trabalho, Claudir Nespolo. Para Nespolo é um orgulho poder entregar o registro a FETRAF-RS pela sua trajetória de luta e organização. “Para nós é um orgulho alcançar o registro sindical a FETRAF-RS por olhar e reconhecer a sua trajetória de luta de organização dos agricultores familiares, está que é uma importante categoria de trabalhadores. Em sua trajetória ajudou a construir a dignidade do agricultor familiar e saberemos que seguirá organizando, representando e lutando por melhores condições aos agricultores familiares.”
Após o ato de entrega, foi servido um coquetel com produtos da agricultura familiar aos agricultores familiares, lideranças do governo e de outras entidades parceiras que se fizeram presente.