Fone: (51) 99323-1715 | E-mail: fetraf@fetrafrs.org.br

Federação dos trabalhadoes na agricultura familiar do Rio  Grande do Sul

“Construindo um futuro melhor para a agricultura familiar”

Federação dos trabalhadoes na agricultura familiar do Rio  Grande do Sul

“Construindo um futuro melhor para a agricultura familiar”

Search

FETRAF-RS realiza seminários em preparação ao 4º Congresso da Agricultura Familiar

Os seminários fazem parte do processo de elaboração para o Congresso da FETRAF-RS e ocorreram entre os meses de março e maio de 2024.

Nos dias 5 e 6 de junho de 2024, no Parque da ACCIE, em Erechim-RS ocorrerá o 4º Congresso da Agricultura Familiar da FETRAF-RS. O evento é uma previsão estatutária da instituição e ocorre de três em três anos. O objetivo é avaliar a atuação o contexto e definir as ações que deverão ser realizadas afim de melhorar as condições de vida e trabalho da agricultura familiar gaúcha além de realizar a eleição e posse da Direção Geral, Direção Executiva e Conselho Fiscal.

Para que o congresso seja realizado um processo de preparação iniciou-se ainda no ano de 2023 e percorreu todo o estado em busca das demandas e anseios dos agricultores familiares. Esse processo tem como objetivo que as resoluções que nortearão a organização da categoria nos próximos três anos sejam representativas e aproximem os agricultores da instituição.

O início desse processo se deu com a criação do Grupo de Trabalhado de Elaboração, esse grupo é formado por dirigente e colaboradores da FETRAF-RS. Além disso contou com a participação de profissionais da área ligados às universidades, UFRGS, UFFS, UERGS, UFSM e UFRRJ. Esse grupo é responsável por organizar o processo de construção junto a base social e iniciou os trabalhos ainda no ano de 2022.

Neste ano o processo foi intensificado nos municípios, sindicatos e com os agricultores de forma direta. Os seminários municipais foram responsáveis por colher as demandas dos agricultores e agricultoras familiares. A atividade foi realizada em todos os municípios de atuação da FETRAF-RS passando por todos os sindicatos com a presença do Coordenador Geral, Douglas Cenci e membros da executiva da federação.

Na etapa municipal foi feita uma discussão em torno do contexto, perspectivas e tendências da agricultura familiar. O debate buscou trazer dados da produção, concentração de terras e a realidade do envelhecimento dos agricultores. Também trouxe temas importantes como o modelo produtivo atual que se mostra inviável, mudanças climáticas e cenário econômico.

Baseado nesses assuntos foram trazidas as alternativas para resolução ou enfrentamento aos problemas apresentados. A mudança no modelo produtivo com novas práticas tecnológicas é o centro do debate em relação a agricultura. A busca por novos modelos produtivos vai ao encontro das tendências globais por modelos que agridam menos o meio ambiente e busquem solucionar os problemas vigentes na sociedade atual.

O aumento da demanda de alimentos bem como as crises ambientais que vêm assolando o mundo escancaram a necessidade de grandes mudanças. A agricultura familiar em contraponto ao agronegócio traz um modo de vida sustentável pautado na conexão com a terra e com os alimentos. Dessa forma, é extremamente necessário que esse modelo seja aprimorado e difundido por meio de políticas públicas de acesso a renda, tecnologias e oportunidades de permanência no campo.

O Coordenador Geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, destaca que a agricultura familiar e o mundo vivem um momento de grandes transformações. “A mudança para um modelo de produção mais sustentável que permita o aumento da autonomia da agricultura familiar com um custo menor e com uma produção maior é fundamental para que possamos continuar no campo.”

E são essas demandas que a FETRAF-RS vem incorporando em sua luta a cada dia. Os seminários foram finalizados no mês de maio e trazem um conjunto de demandas e anseios dos agricultores frente aos problemas e a situação apresentada. Aproximar o meio rural de informações que concernem ao seu futuro é o objetivo dos debates feitos em preparação ao congresso e também do congresso em si que vai resultar na pauta de lutas dos próximos três anos da federação.

O processo foi seguido pelos seminários regionais que foram realizados a partir dos seminários municipais. Estes envolveram os dirigentes para discutir e aprofundar as demandas apontadas pelos agricultores familiares e debater acerca das estratégias de atuação regional. O encerramento se dará em um seminário estadual onde será apresentado o resultado dessa construção.

A elaboração e preparação do congresso apontam mudanças importantes que as organizações da agricultura familiar devem conduzir no próximo período. Ao mesmo tempo surgem um conjunto de boas oportunidades que devem ressaltar a importância e valorização do nosso trabalho e organização. Temos certeza que estamos construindo um grande congresso que vai ficar marcado como um grande momento para a nossa categoria.”, aponta Cenci.

Deixe um comentário