
O principal ponto discutido é a crise na cadeia produtiva do leite. O setor atravessa um período de forte instabilidade, marcado pela queda do preço pago ao produtor e pela concorrência desleal com o leite importado, o que tem comprometido a renda de milhares de famílias agricultoras.
Nesta terça-feira (5), ocorreram uma série de agendas, em reunião com Vanderley Ziger, secretário nacional de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, foram debatidas medidas emergenciais e estruturais, como:
a) suspensão das importações de leite realizadas por empresas privadas;
b)reajuste do preço mínimo pago ao produtor via Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF);
c)renegociação e alongamento das dívidas de médio prazo;
d)e o fortalecimento da assistência técnica voltada à redução dos custos de produção.
Os dirigentes participaram de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que também discutiu caminhos para enfrentar a crise e garantir a sustentabilidade da produção leiteira no país bem como estiveram reunidos com a Deputada Maria do Rosário a fim de discutir medidas para a agricultura familiar.

Ainda na terça-feira, foi realizada uma conversa sobre o tema com Fernanda Machiavelli, Secretária-Executiva do MDA.
A FETRAF-RS ainda realizará agendas na capital federal durante essa semana reafirmando o comprometimento em busca de medidas que tragam alento aos problemas enfrentados pelos agricultores e agricultoras gaúchas.




