
Na manhã de hoje (26) ocorreu a reunião o Conseleite. A coordenadora de Mulheres e representante da FETRAF-RS no conselho, Cleonice Back esteve presente na reunião.
O preço médio para o leite no mês de novembro fechou em R$2,4561 com queda de R$0,12 comparado ao mês de outubro. A queda já era esperada pelo conselho visto que novembro é um mês que tradicionalmente possui queda no consumo e, consequentemente, no preço pago ao produtor.
Entretanto o ano de 2024 é considerado um ano estável para os produtores, devido o aumento no consumo interno do leite que saltou de 176 litros em 2022 para 184 litros em 2023 que fez o preço estabilizar.
Esse aumento se dá, dentre os fatores, pelo aumento da empregabilidade no Brasil, valorização do salário mínimo e o aumento do poder de compra das famílias. Mesmo com o aumento do consumo, a produção brasileira segue como principal responsável pelo mercado interno, sendo responsável por 92% do consumo de lácteos.
“Nós lamentamos, quanto elo produto, a queda no preço do leite, isso diminui a rentabilidade da propriedade mas esse período de final e início de ano sempre há queda no consumo de leite e derivados refletindo diretamente no preço pago ao produtor. Esperamos que em 2025 tenhamos aumento no preço.”




