Fone: (51) 99323-1715 | E-mail: fetraf@fetrafrs.org.br

Federação dos trabalhadoes na agricultura familiar do Rio  Grande do Sul

“Construindo um futuro melhor para a agricultura familiar”

Federação dos trabalhadoes na agricultura familiar do Rio  Grande do Sul

“Construindo um futuro melhor para a agricultura familiar”

Search

Colmeia das Agroindústrias fortalece a agricultura familiar no Encontro Abelheiro de Carazinho

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS) marcou presença no Encontro Abelheiro de Carazinho com o Pavilhão da Agricultura Familiar, carinhosamente chamado de “Colmeia das Agroindústrias”. O espaço reuniu 30 expositores entre agroindústrias, artesanato, plantas, bebidas e a diversidade de produtos das famílias agricultoras de diferentes regiões do estado, tornando-se um ponto de encontro entre campo e cidade.

O Encontro Abelheiro de Carazinho já se consolidou como um dos principais espaços de discussão e valorização da apicultura e da meliponicultura no Brasil. Criado para fortalecer a cadeia produtiva do mel e estimular a troca de conhecimentos entre produtores, pesquisadores e instituições, o evento cresceu e passou a ser também uma vitrine da agricultura familiar, que vem conquistando cada vez mais protagonismo no encontro.

Durante a programação, um dos destaques foi o seminário “O valor ecossistêmico da polinização: situação atual e desafios”, ministrado por Antônio Libório Philomena, professor aposentado da FURG, doutor em Ecologia e expert independente da ONU. A atividade trouxe reflexões sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental e para a produção agrícola sustentável, em um contexto de desafios crescentes impostos pelas mudanças climáticas.

Para César, da Aliança Abelheira, a presença da agricultura familiar no encontro simboliza a superação de antigas barreiras:

“O pavilhão da agricultura familiar, que a gente chama carinhosamente de Colmeia das Agroindústrias, tem um papel muito importante não só para o encontro, mas para Carazinho e para a região. Em 2024 foi a primeira vez na história que a agricultura familiar desembarcou organizada em Carazinho, quebrando paradigmas de disputas do passado. Nosso objetivo é trazer o nicho para que ele possa evoluir sozinho, e já temos casos de agroindústrias que iniciaram conosco e continuam crescendo”.

O Coordenador Geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, também destacou a relevância do evento:

“O Encontro Abelheiro é um espaço de valorização da identidade e do trabalho da agricultura familiar, seja na apicultura, na meliponicultura ou em toda a diversidade representada pelas agroindústrias, artesanato, plantas e bebidas presentes no ambiente. O encontro foi mais uma vez um sucesso, e é motivo de orgulho para a FETRAF-RS estar junto na organização”.

Com o protagonismo da agricultura familiar, o Encontro Abelheiro reafirma sua importância como espaço de troca de conhecimentos, geração de renda e fortalecimento da sustentabilidade, colocando Carazinho no mapa da inovação rural e da preservação ambiental.

Deixe um comentário