
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS) vem, por meio desta nota, manifestar sua preocupação com à recente taxação imposta pelos Estados Unidos aos produtos Brasileiros. Esta medida ataca a soberania nacional e à Agricultura Familiar, afetando cadeias produtivas estratégicas, além de impactar insumos e tecnologias agrícolas e a economia brasileira como um todo.
É inadmissível que interesses políticos se sobreponham ao direito soberano do Brasil. A imposição de barreiras tarifárias unilaterais, baseadas em decisões arbitrárias e motivações políticas, sem quaisquer motivos econômicos, reflete uma postura protecionista e corporativista, cujo qual, evidencia a fragilidade de um monopólio que visa manter seu status e privilégios sem observar os custos, assim como, evidencia o seu desprezo pela justiça, equidade e uma economia sustentável.
A FETRAF-RS manifesta sua preocupação com as consequências emergenciais e futuras dessas medidas para a Agricultura Familiar. Hoje os EUA é o terceiro mercado mais importante para o do Rio Grande do Sul, absorvendo 9,9% do total de exportação. Só no primeiro trimestre de 2025, as exportações totalizaram US$ 4,7 bilhões. Dentre os principais produtos estão produtos da agricultura familiar como o Fumo não manufaturado, cereais, carne de frango e suína.
Como representantes dos trabalhadores na Agricultura Familiar, repudiamos veementemente qualquer tentativa de submeter os interesses do povo brasileiro a jogo de poder político e reafirmamos nosso compromisso e defesa da soberania nacional e da Agricultura Familiar, reiterando a importância de:
•Fortalecer a autonomia e soberania do Brasil, com a Agricultura Familiar como eixo estratégico para o desenvolvimento, ampliação da produção de insumos e tecnologias próprias, e a construção de novas relações comerciais.
•Promover a transição do modelo produtivo, ampliando a autonomia dos agricultores familiares e reduzindo a dependência em relação às grandes corporações do setor agroalimentar.
A FETRAF-RS permanecerá atuante contra qualquer iniciativa que ameace a soberania do Brasil e impacte a Agricultura Familiar.




