
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS) vem a público manifestar o seu repúdio ao caso de adulteração do leite denunciado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério Público estadual.
Através da Operação Leite Compensado, a empresa Dielat de Taquara/RS foi indiciada por adulteração do leite por meio da adição de soda cáustica e água oxigenada, a fim de disfarçar a deterioração dos alimentos vencidos, dentre eles o leite UHT e leite em pó. Até o momento 5 pessoas foram presas.
Manifestamos nossa preocupação com os impactos negativos que este ato criminoso pode causar à imagem da agricultura familiar gaúcha, a qual preza pela excelência na produção leiteira, que é reconhecida nacionalmente pelo seu alto padrão de qualidade.
A FETRAF-RS repudia o ocorrido e reforça que este é um caso isolado e de total responsabilidade da empresa indiciada, sem o envolvimento dos produtores familiares de leite. O caso não reflete a realidade da cadeia leiteira estadual, que preza pelo emprego de boas práticas de produção e melhorias ao longo de todo o processo produtivo, desde o campo até os consumidores finais.
A FETRAF-RS presta sua solidariedade aos produtores familiares de leite e afirma a necessidade de uma rígida investigação e a devida punição de todos os envolvidos.
Rio Grande do Sul, 12 de dezembro de 2024.




