
Nesta manhã (12) a FETRAF-RS esteve reunida com o secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar, Moisés Savian, para tratar sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário. A FETRAF-RS, a partir dos seus sindicatos, tem operacionalizado o programa e buscado junto ao governo federal sua qualificação para torna-lo ainda mais acessível.
A reunião teve por objetivo pautar as últimas mudanças ocorridas no PNCF, que tem burocratizado e o deixado mais trabalhoso e demorado. Dentre os temas tratados foram, os laudos de avaliação do imóvel; a exigência de georreferenciamento/SIGEF; o número de visitas técnicas das ATER as alterações no credenciamento Entidade e Técnicos e a necessidade de descentralizar as análises em vista de dar agilidade ao programa.
Também foi tratado sobre as mudanças constantes em plataformas e regras do PNCF, enquanto o programa está em andamento.
O coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, comenta que o PNCF é uma importante política para a agricultura familiar e no novo governo federal teve alterações importantes no valor e na criação de uma linha específica para a juventude rural. Entretanto, a partir de cobranças da Contralodoria Geral da União ampliou as exigências documentais que tornaram o program moroso e burocrático. “Buscamos com a reunião tornar o programa mais acessível aos agricultores.
Além do PNCF também foi tratado sobre a retomada da política territorial no Rio Grande do Sul e apresentado a plataforma de reconstrução e fortalecimento da agricultura familiar no estado. A secretaria acolheu as demandas e se comprometeu a encaminhar além de outras agendas que dão sequência às negociações foram acertadas.
AGENDAS EM BRASÍLIA
Nesta semana nosso Coordenador Geral, Douglas Cenci, Secretário Geral, Luiz carlos Scapinelli e o Coordenador de Finanças, Vilson Alba estarão em Brasília a fim de tratar sobre diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento da agricultura familiar no Rio Grande do Sul.




