SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL PESCA E COOPERATIVISMO SE REÚNE COM A COORDENAÇÃO DA FETRAF-RS

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 27 de julho de 2017


O Secretário de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, Tarcísio Minetto, esteve no Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai SUTRAF-AU na manhã desta Quinta feira, dia 27 onde foi recebido pelo Coordenador da FETRAF-RS Rui Valença e pelo Coordenador  do SUTRAF-AU Douglas Cenci e demais membros das respectivas direções além de Ari Pertuzatti tesoureiro da Cooperhaf e a Presidente da Cooperfamília Juraci Zambon em um café da manhã.

Em conversa, FETRAF-RS apresentou as reivindicações da Agricultura Familiar do estado. Rui Valença relembrou a pauta entregue a mais de um mês, em função das perdas por causa das chuvas, lembraram ainda que após as chuvas, houve agravamento da situação em função da estiagem, na região fazem 7 semanas que não chove. A situação se agravou, pois, as plantas de inverno para produção de grãos e pasto não germinaram bem, bem como na produção de hortaliças e fruticultura foram prejudicadas e agravadas recentemente as geadas que também ocasionaram perdas.

Além da pauta já apresenta que solicita a anistia do pagamento das sementes de forrageiras de inverno e a liberação de um credito alimentar emergencial para os agricultores, foi solicitado o adiantamento de 60 dias para programa troca-troca de sementes de inverno para o próximo ano, uma vez que quando abre o programa no mês de março, já tem agricultores fazendo o plantio. Outro tema apresentado foi a demanda da região em relação a internet no meio rural, onde o sindicato solicitou recursos do estado para viabilizar a instalação, solicitou também a redução da taxa de ICMS  que incide sobre a internet e que acaba encarecendo a sua instalação, sua redução estimularia a ampliação da instalação no meio rural. O Secretário mostrou-se preocupado e lembrou que é importante a apresentação das reivindicações e as cobranças. Prometeu que será analisado e buscará viabilizar essa reivindicação.

Sobre a pauta o Secretário disse que está comprometido com ela e está tomando medidas para viabilizar as reivindicações. Mostrou-se preocupado com conjuntura nacional e os possíveis cortes de recursos nos para investimentos.

Uma nova reunião deve acontecer na capital para dar encaminhamento aos temas discutidos.


LINKS ÚTEIS