Governo do Rio Grande do Sul decidirá sobre a liberação dos R$ 10 milhões para o leite na próxima semana

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 17 de março de 2015


A Fetraf-RS se reuniu com o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo  (SDR), Tarcísio Minetto, na manhã desta terça-feira (17)  para discutir a operacionalização da liberação dos R$ 10 milhões que estão nos cofres do estado para compras institucionais. O encontro faz parte do prosseguimento da negociação iniciada na última semana, com o secretário estadual da fazenda, Giovani Feltes, na ocasião da mobilização da Federação, em Porto Alegre. Minetto disse que a SDR está trabalhando com objetivo de executar a verba para compra de leite da agricultura familiar e na próxima semana deverá anunciar uma posição. “ Estamos conversando com a secretaria da fazenda e com o centro do governo para operacionalizar o recurso. A perspectiva é de que na semana seguinte tenhamos uma definição”, destacou.

A coordenadora da Fetraf-RS, Cleonice Back, ressaltou a urgência na liberação tendo em vista a precária situação dos produtores de leite. “É fundamental que esse dinheiro seja disponibilizado imediatamente, para ajudar a desafogar a cadeia produtiva leiteira. Há agricultores que têm 3 meses de venda para receber, outros que recebem 0,42 o litro e, ainda, ocorreu a greve dos caminhoneiros, fato que agravou a situação”, enfatizou. Back reforçou a disponibilidade da Fetraf em ajudar a construir as alternativas para a execução do convênio. “A Fetraf-RS está disponível para contribuir na operacionalização junto com a SDR e outras entidades. Queremos participar de forma efetiva”.

Na ocasião a Federação também apresentou a pauta geral de reivindicações para o secretário. Dentre os temas destacam-se o pedido de fortalecimento da SDR, continuidade dos programas de Fortalecimento da Agricultura Familiar, em especial o plano safra, conflitos agrários, juventude rural, infraestrutura, agroindústrias familiares e assistência técnica. Minetto agendará novo encontro entre a Fetraf, SDR, Secretário da Agricultura, Ernani Polo e Secretária de Meio Ambiente, Ana Pellini para tratar dos temas que atingem as três secretarias.

Participaram da reunião de hoje, dirigentes da Fetraf-RS, o deputado estadual Zé Nunes e gabinete do deputado estadual Altemir Tortelli.

 

IMG_7121_-_Copia


LINKS ÚTEIS