
No dia 08 de maio, a FETRAF-RS celebra 20 anos da luta que reivindicava a construção de uma política de seguro agrícola no Brasil. Na época, os agricultores familiares do Sul do Brasil viviam uma situação semelhante a que vivenciamos nesta safra, uma grande seca ceifava a produção e a renda dos agricultores.
A necessidade de construção de uma ferramenta que pudesse garantir a renda dos agricultores nos anos em que a produção fosse perdida, fez com que milhares de pessoas se mobilizassem para reivindicar junto ao governo Fernando Henrique Cardoso a conquista do Seguro Agrícola.
O Proagro, como hoje conhecemos, é uma conquista da luta dos agricultores que ficou marcada pela brutal violência imposta pela polícia aos agricultores que no dia 08 de maio de 2002, organizados pela FETRAF, protestavam na cabeceira da ponte que une os estados de Santa Catariana e Rio Grande do Sul em Marcelino Ramos/RS na divisa com Concórdia/SC.
Neste dia, 23 agricultores foram covardemente capturados e presos pela polícia, outros foram perseguidos mato a dentro com cães, muitos apanharam e ficaram feridos. A luta nunca foi fácil, muito sangue precisou ser derramado para que hoje possamos desfrutar dos nossos direitos, foi assim que conquistamos o seguro agrícola que hoje ampara milhares de agricultores familiares em todo o Brasil.
Infelizmente, mesmo depois de tanta luta, depois de 20 anos colhendo bons resultados e tendo a certeza que milhares de agricultores em todo Brasil só continuam no campo graças a esta conquista, o governo federal ameaça a existência do seguro agrícola, no último ano tentou acabar com a política, se não fosse a forte reação do movimento sindical talvez nesta safra não teríamos mais acesso.
Precisamos nos manter organizados e fazer valer a luta daqueles que com o seu sangue conquistaram os direitos que hoje temos.