Formatura do curso Multiplicadores de Conhecimento na Agricultura Familiar 2019

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 3 de dezembro de 2019


Texto de Alcemir Bagnara

Ocorreu em Erechim, no dia 3 de dezembro de 2019, a formatura do curso Multiplicadores de Conhecimento na Agricultura Familiar 2019. O objetivo do curso foi de formar agricultores familiares para aturem como multiplicadores de informações e conhecimentos sobre aspectos sociais, políticos, históricos e econômicos que interferem no cotidiano da agricultura familiar.

A sua promoção teve por idealizadores a UERGS (unidade de Erechim) e a Fetraf-RS. Montado como projeto de extensão, teve a co-promoção da Unicafes RS e CECAFES. Foram pensadas 6 atividades de 2 dias, sendo trabalhadas 18 horas em cada etapa.

Os conteúdos tratados foram: como preparar e conduzir uma reunião ou oficina de formação; o histórico da agricultura familiar no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul; os planos de desenvolvimento agrícolas adotados nos principais países do mundo; os sistemas políticos de produção de bens e serviços; o funcionamento da agricultura familiar no Brasil; os modelos de cooperativismo no mundo; o funcionamento dos mercados agrícolas e financeiros, e o papel do Estado e das Organizações sindicais na produção de alimentos.

A etapa 1 foi realizada no município de Erechim, a 2 em Tenente Portela, a 3 em Sananduva, a 4 em Constantina e a 5 e a 6 novamente em Erechim. Foram 46 participantes, com diferentes cargas horárias, e a certificação foi dada aos que tiveram participação superior a 75% do tempo de curso. O demais participantes receberão atestado.

Contemplando 5 microrregiões do Estado entre os que cursaram o projeto, pode-se afirmar que foram importantes momentos de construção do conhecimento, de convivência, de discussões e também festivos. Ao final, espera-se que aos participantes e aos envolvidos este curso possa ter servido para qualificação pessoal, formação de lideranças e que estes possam compor os quadros de dirigentes das cooperativas e sindicatos, lideranças comunitárias e associativas e façam a construção de uma sociedade com equidade social, questionando as aberrações que o sistema capitalista nos impõem e cativando mais pessoas na construção de um projeto de sociedade democrática, sustentável e solidária.

Confira alguns registros fotográficos da cerimônia de formatura:


LINKS ÚTEIS