FETRAF-RS se prepara para receber Caravana Lula

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 20 de março de 2018


Visita a Agricultura Familiar ocorrerá na propriedade da Família Pasquetti em Ronda Alta

 A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), está trabalhando na organização da Visita do Lula a Agricultura Familiar que ocorrerá a partir das 9h da próxima sexta-feira, 23 de março, na Comunidade de Capitel Santo Antônio, interior de Ronda Alta/RS. A Caravana Lula visitará a propriedade da Família Pasquetti.

A atividade reunirá participantes dos sindicatos associados de todo o Rio Grande do Sul, de acordo com o coordenador geral da FETRAF-RS, Rui Alberto Valença. “Um dos nossos objetivos é demonstrar para o ex-presidente Lula o sucesso das políticas públicas para a agricultura familiar no período em que ele e a Dilma foram presidentes”, disse.

Caravanas de todo o estado devem participar

A expectativa é que agricultores familiares de todas as regiões do estado participem da atividade. Somente do Alto Uruguai gaúcho, oito caravanas devem sair das cidades da região com destino a Ronda Alta.

Família Pasquetti

Os agricultores Valdemar, Ideno e Vilton Pasquetti, foram contemplados com diversas políticas públicas para a Agricultura familiar como a reforma da casa em que residem, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida Rural. Por meio do programa Mais Alimentos, a família financiou uma caminhonete e um trator, assim como matrizes, vacas leiteiras, resfriador e gerador de energia elétrica, melhorando as condições de vida e trabalho. “ Vamos mostrar para o Lula como as políticas públicas desenvolvidas por ele e pela Dilma mudaram a vida dos irmãos Pasquetti, transformando não somente a vida deles, mas de milhares de famílias de agricultores familiares”, afirmou Valença.

Desmonte das políticas públicas para Agricultura Familiar

A extinção de programas e políticas voltados para a Agricultura Familiar também serão pauta do encontro. “Faremos a denúncia sobre o atual governo que vem desmontando essas políticas públicas conquistadas com muita luta pelos agricultores. A exemplo, do programa Minha Casa Minha Vida Rural e dos juros do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e do Mais Alimentos que estão subindo, em uma contradição enorme porque a taxa Selic que está diminuindo. Aonde os juros só diminuem para os grandes e aumenta para os pequenos”, afirmou.

A FETRAF-RS durante a atividade também entregará um documento com propostas para um plano de governo a Lula. “ São sugestões para um plano de governo e se tivermos outro pré-candidato ou candidato que queria nos receber fazendo um ato, obviamente que a FETRAF- RS vai entregar suas sugestões, com objetivo de melhorar a vida dos agricultores familiares”, destacou o coordenador.


LINKS ÚTEIS