Fetraf-RS realiza mobilizações em Erechim e Pelotas

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 18 de março de 2015


Cerca de 600 agricultores familiares de mais de 20 municípios gaúchos se mobilizam nesta terça-feira (10) em Erechim e Pelotas. Eles reivindicam recursos para habitação rural e denunciam o baixo preço do leite, praticado pelas indústrias, além da exclusão dos pequenos produtores da cadeia leiteira.

Em Erechim 300 produtores se concentram em frente ao supermercado Master e distribuem leite à população, alertando sobre a diferença no valor pago ao agricultor do praticado no comércio. Um bilhete com a frase “o agricultor ganha em média 0,60 centavos o litro. Quanto você paga no mercado?” é entregue juntamente com um litro da bebida. “A Fetraf-RS quer chamar a atenção da sociedade e evidenciar a grave crise que assola nossos produtores que, além de serem excluídos da cadeia láctea, sofrem com os preços irrisórios que chegam a 0,42 centavos”, ressaltou a coordenadora, Cleonice Back.

Na cidade de Pelotas, 300 agricultores protestam em frente à agência da Caixa Econômica Federal onde reivindicam a contratação imediata de todos os projetos habitacionais que estão parados nos agentes financeiros, bem como, a liberação de recursos para novos contratos. Neste momento o grupo negocia com o superintendente local da Caixa.

Já na capital federal, Brasília, um grupo de dirigentes da Fetraf negocia uma audiência, para a tarde de hoje, com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab para tratar sobre a pauta de reivindicações da Habitação. Em paralelo, foi solicitado agenda com o MDA, MDS e Conab para discutir a pauta do leite. A continuidade das mobilizações está condicionada aos avanços na negociação com o governo.

 

foto_Tiago_Klug

Foto_Bruna_Salvador_5


LINKS ÚTEIS