Fetraf-RS participa do Dia do Basta

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 10 de agosto de 2018


A Fetraf-RS está participando, junto com seus sindicatos, do Dia do Basta – mobilização que está acontecendo em todo o Brasil, sendo que nossos afiliados estão participando em maior número na de Passo Fundo/RS. É uma analogia quando se diz que temos que parar, ou seja, precisamos fazer as mudanças acontecerem.

Basta do governo tirar direito do trabalhador urbano!

Basta do governo insistir em continuar fazendo a Reforma da Previdência! Como todos sabem, o agricultor terá que trabalhar mais 5 ou 6 anos, o que significa um prejuízo muito grande.

Basta dessa loucura de dizer que o Agricultor Familiar não pode mais ser considerado segurado especial!

Basta dessa inconsequência de dizer que o agricultor, a partir da Reforma da Previdência, terá que contribuir num carnê individual por cada pessoa da família mensalmente!

Basta do corte de recursos para a Agricultura Familiar! Comparando o orçamento de 2018 em relação ao de 2017 tivemos um corte de 35% do orçamento para a Agricultura Familiar, sendo que o orçamento geral da União aumentou 2% e seria lógico que aumentasse os 2% do nosso orçamento, e não que fosse cortado. E é por isso, também, que a gente faz o movimento do Basta.

Basta do corte de recursos na saúde pública! O nosso Sistema Único de saúde (SUS) está comprometido. Aumentam as filas, aumenta o número de pessoas que não são atendidas, aumenta o número de mortes por falta de atendimento. E, principalmente, o Agricultor Familiar vem sofrendo muito com isso porque está mais longe do hospital e do posto de saúde, daí quando ele chega já não tem mais condições de ser atendido por falta de vagas. Nós precisamos dar um basta nisso! Caso contrário, em pouco tempo, nós voltaremos à situação de 20/30 anos atrás quando o agricultor tinha que vender os seus bens para pagar uma cirurgia no hospital, uma consulta – quando se ficava doente a primeira preocupação era ter dinheiro (ou conseguir emprestado) pra ir ao hospital.

O Dia do Basta simboliza tudo isso, é uma luta pela necessidade de dar um basta.

Basta desse sistema político incoerente, precisamos mudar a nossa justiça!

Nós, como federação, fazemos a luta de conscientização e organização dos trabalhadores na Agricultura Familiar para melhorar a vida a partir de mobilizações pois os recursos e as conquistas dos últimos 30 anos estão sendo ameaçados pelo governo, que vem tirando conquistas que estão escritas na nossa Constituição Federal e deveriam ter sido escritas não com tinta, mas com sangue e suor que é o fruto da nossa luta, pois muita gente perdeu a vida para termos esses direitos. Então, nós precisamos entender que é nossa obrigação fazer isso! É esse o nosso papel, e estamos no caminho certo!



LINKS ÚTEIS