FETRAF-RS participa de encontro sobre Operação “Carne Fraca”

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 11 de abril de 2017

assembleia sc

Encontro reuniu agricultores e lideranças dos três estados do Sul que discutiram os impactos da operação para os trabalhadores

 

Um encontro para discutir os impactos na agricultura e na indústria da Operação “Carne Fraca”. Na última segunda-feira (10), na cidade de Chapecó – Santa Catarina, a coordenadora geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), Cleonice Back, esteve participando do encontro, representando também presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Além da coordenadora Cleonice, demais coordenadores da FETRAF de SC, PR, Sul, assim como da CUT em nível nacional, estadual e regional, assim como a representantes da Federação da Alimentação também estiveram presentes na plenária.

A reunião ocorreu buscando ouvir as lideranças que traziam as dificuldades que os trabalhadores estão passando como reflexo da Operação “Carne Fraca”. “Sabemos que o impacto já está sendo grande, mas vai aumentar ainda mais. Quem vai pagar a conta são os trabalhadores que trabalham em frigoríficos e da agricultura familiar, por esse motivo nossa preocupação e necessidade de ação para lutar contra isso”, destacou Back.

Segundo Cleonice, a FETRAF-RS manifesta preocupação diante de tal impacto na vida dos trabalhadores do setor, sendo que vem buscando o diálogo para que se possa busca uma solução para o problema. Como encaminhamento do encontro, as entidades decidiram elaborar um documento em conjunto manifestando sua opinião ao Ministério da Agricultura, bem como a realização de um ato contra os impactos negativos da operação que estão afetando o lado mais fraco, que são os trabalhadores e não os grandes empresários, que devem ser responsabilizados pelas fraudes cometidas.

A Operação “Carne Fraca” foi realizada no mês de fevereiro no Brasil e desde então, centenas de trabalhadores vem sofrendo os impactos, com demissões e a queda de comercialização dos produtos  de origem animal da agricultura familiar.

 

 

FOTO  DIVULGAÇÃO/ FETRAF-SC


LINKS ÚTEIS