Fetraf-RS participa de Colóquio na Universidade Federal de Santa Maria

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 8 de novembro de 2018


A Fetraf-RS, na figura de seu Coordenador Geral, Rui Valença, participou da mesa de abertura do “I Colóquio Extensão Rural e Desenvolvimento: Perspectivas sobre o rural brasileiro” realizada na Universidade Federal de Santa Maria no dia 06 de novembro. Também participaram da mesa o MST, o MPA e a Fetag.

Com muita satisfação, Rui representou a Fetraf-RS como palestrante na abertura desse Colóquio (que acontece nos dias 06, 07 e 08 de novembro) trilhando sua fala com a preocupação com o atual momento político e histórico que estamos vivendo no país. Após um período de conquistas e muitos programas, além de muitas políticas públicas para a Agricultura Familiar. Desde 2016 estamos num momento de retrocesso no qual muitos programas deixaram de ser operados pelo governo. A nossa perspectiva com a eleição do governador Eduardo Leite aqui no RS e do presidente Jair Bolsonaro é de muita preocupação, pois em ambos os casos não há um compromisso com a Agricultura Familiar, o que nos leva a crer que não estaremos em pauta e nem seremos vistos como  prioridade.

Nessa primeira edição, o Colóquio tenta efetivar um debate sobre o desenvolvimento da Agricultura Familiar, do campo e o papel da extensão rural. As conquistas que tivemos nos últimos 25 anos foram de extrema importância, em especial representadas pelas políticas públicas. A Agricultura Familiar, a partir de todo o trabalho feito pelas organizações, saiu das sombras e passa a ser reconhecida pelos governos, pela sociedade como um importante ator social e econômico do nosso país. É isso que está em risco: além de perdermos as políticas públicas, perdermos a identidade da Agricultura Familiar.


Confira os registros fotográficos:

LINKS ÚTEIS