FETRAF-RS acolhe Caravana Lula em Ronda Alta

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 24 de março de 2018


Lula foi recepcionado por mais de dois mil agricultores familiares em visita a propriedade da Familia Pasquetti

Um dia histórico para a Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), promoveu na sexta-feira, 23 de março, a Visita do Lula a Agricultura

Fotos: Jéssica França

FETRAF-RS acolhe Caravana Lula em Ronda Alta

Lula foi recepcionado por mais de dois mil agricultores familiares em visita a propriedade da Familia Pasquetti 

Um dia histórico para a Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), promoveu na sexta-feira, 23 de março, a Visita do Lula a Agricultura Familiar. O encontro ocorreu na propriedade da Família Pasquetti, Comunidade de Capitel Santo Antônio, interior de Ronda Alta.

Os agricultores e agricultoras começaram a chegar logo no início da manhã, com bandeiras e o sorriso no rosto com a perspectiva de encontrar o ex-presidente. Caravanas de diversos locais do estado se deslocaram a Ronda Alta, mais de duas mil pessoas participaram, e mesmo com uma pancada de chuva se mantiveram no local aguardando a chegada da Caravana Lula. “Com alegria muito grande que recebemos o Lula, depois de 17 anos, em 2001 fizemos uma Caravana da Agricultura Familiar. Agora estamos reeditando de uma forma diferente, onde o Lula vem em uma família de agricultores familiares conhecer de perto os resultados das políticas públicas que foram desenvolvidas durante seu governo e no governo Dilma”, explicou o coordenador geral da FETRAF-RS, Rui Alberto Valença.

Em seu discurso Lula destacou a importância do trabalho da Agricultura Familiar para o Brasil. “Quando colocamos Ronda Alta na rota da caravana é porque sabíamos que vocês estão enfrentando dificuldades, principalmente os companheiros que produzem leite na região. O leite está aquém daquilo do que vocês precisam para produzir e vender. Obviamente que quando se governo um país, se governa para todas as pessoas, um presidente não faz distinção entre um cara muito rico e um cara pobre, agora um presidente tem que saber que o papel do estado é cuidar daqueles que mais necessitam do estado. Os que mais necessitam do estado são as pessoas trabalhadoras, e na agricultura é o pequeno produtor rural que é responsável porque quase 70% do alimento que vai na mesa de todo o território nacional”, disse o ex-presidente.

A ex-presidente Dilma Rousseff, também esteve presente destacando a importância das mulheres no campo. “A mulher agricultura familiar é um exemplo para esse país, são mulheres fortes, com um grande coração, solidárias e com uma grande capacidade de se solidarizar com os outros e isso que esse país precisa”, afirmou.

O prefeito de Ronda, Miguel Gasparetto, destacou a alegria do município sediar o encontro com a Caravana Lula. “ O Rio Grande do Sul estremeceu com a presença do Lula, seu legado que está fazendo isso por ele. Ele é nosso maior líder. Em Ronda Alta nos dizemos que somos berço dos movimentos de retomada da terra e por isso ficamos muito felizes de receber Lula aqui”, destacou.

De acordo com o deputado estadual, Altemir Tortelli, Lula sempre esteve no meio do povo e as caravanas são ações promovidas ao longo de toda sua vida política. “Não existe outra liderança política no Brasil que tem a caminhada que o Lula tem e que tem uma compreensão da realidade que o país vive. Ele fez uma opção a mais de 20 anos, de não ficar só estudando, olhando números, ele foi no meio do povo ouvir as pessoas. Fez isso construindo as caravanas, em 2001 ele ficou nove dias conosco e tenho certeza absoluta que aquilo foi importante para ele compreender como vivíamos para ele se comprometer com a causa da Agricultura Familiar. Os programas Pronaf, Minha Casa Minha Vida Rural, Seguro Agrícola, Mais Alimentos, são todas as políticas que foram fruto dessa compreensão que o Lula teve vivenciando de perto o cotidiano dos agricultores familiares”, comentou.

Após a recepção, a Comitiva foi recebida com um café da manhã na casa do agricultor Vilton Pasquetti. “ Não é todo dia que se recebe dois ex-presidentes na casa da gente, estamos muito felizes”, disse.

Os irmãos Valdemar, Ideno e Vilton Pasquetti, foram contemplados com diversas políticas públicas para a Agricultura familiar, por esse motivo a propriedade esteve no roteiro da Caravana Lula.

O encontro contou ainda com a presença do ex-governador Olívio Dutra, o pré-candidato ao governo do estado, Miguel Rossetto; assim como deputados federais, prefeitos e vereadores.

Fotos: Jéssica França

 

 

 

 

 


LINKS ÚTEIS