DIA INTERNACIONAL DA MULHER – Sintraf Ipê

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 9 de março de 2018


A atividade do Dia Internacional da Mulher promovida pelo Coletivo de Mulheres Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Ipê foi realizada ontem mesmo na Escola Estadual Frei Casimiro Zaffonato, das 8h às 17h. A programação foi produtiva, contou com a Palavra de Sabedoria: Mulher é SUPERAÇÃO, ministrada pela Ir. Ivone Gebara; a Apresentação Cultural dos Grupos de Mulheres; e a Matinê: Grupo Musical Pantera Negra. O apoio ficou a cargo do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Ipê, Prefeitura Municipal de Ipê, Emater/RS-Ascar, Escola Frei Casimiro Zaffonato e Cresol.

A participação foi intensa, contando com a presença de cerca de 300 pessoas. Dentre elas, estavam as seguintes autoridades: Prefeito, Presidente Câmara de Vereadores, Emater, Sintraf Ipê, Cooperativa Econativa, Direção Escola Frei Casemiro, Representante da SDR Estadual, Rádio Solares e Cresol.

A integração foi grantida a essas que muitas vezes passam um ano sem se ver. Então, este foi um dia de comemoração para as mulheres, com espiritualidade, reflexão e descontração.

Libera Fracasso Mussato, da Secretaria de Política para as Mulheres do Sintraf Ipê ficou contente com o que conseguiram desenvolver neste dia, dizendo que o encontro superou as expectativas: “Na minha opinião, o encontro de hoje foi bastante produtivo, porque tivemos uma boa palestrante, uma boa participação, enfim, envolvendo as pessoas que aqui estavam, e deu pra perceber que o pessoal que participou estava bem animado, bem entusiasmado com o evento. Pra nós isso é gratificante, é com gratidão que vamos continuar a nossa caminhada. E hoje teve mais um grupo empossado, formado em uma das comunidades, e pra frente nosso objetivo é assim: quanto mais grupos conseguirmos formar, melhor! É difícil porque as pessoas estão muito ocupadas com outros afazeres, mas não iremos desistir, seguimos lutando nessa caminhada em busca de nossos direitos e deveres”.

As mulheres do coletivo visitam os grupos, incentivam a participação delas, e se tem algum grupo desanimado Libera afirma que o coletivo leva a palavra de ânimo para “segurar as pontas e progredir da melhor maneira possível”. Todos os meses têm reunião das coordenadoras do coletivo com as coordenadoras dos grupos do interior e a atividade do 8 de março vai ressoar durante todo o ano para as agricultoras de Ipê: “Com certeza a gente vai trabalhar muito em cima do tema da superação e ele só vai ser encerrado quando a gente fizer o retiro, que é uma noite só para elas que nesse ano já vai completar 7 anos, fazemos todo final de ano, pois fechamos o ano nesse retiro. E a chave principal do tema vai ser no retiro, para além do trabalho durante o ano e é importante dizer que este 8 de março de 2018 já é o nosso 27º encontro de mulheres”.


Abaixo, os registros fotográficos das atividades de Ipê no Dia Internacional da Mulher:


Aqui, a programação completa desenvolvida no dia de ontem:

 


LINKS ÚTEIS