Deputado Marcon: Brasil acima de tudo? Bolsonaro zera imposto para leite da Europa e decreta aumento de 42% na luz dos agricultores brasileiros

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 14 de fevereiro de 2019


Jair Bolsonaro zerou a taxa de importação do leite da Nova Zelândia e da Europa. O governo havia criado esse imposto em 2001 para equilibrar a concorrência e incentivar o nosso produtor rural a permanecer no campo. Agora, como se já não bastasse toda a crise do leite com a importação vinda da Argentina e do Uruguai – baixando cada vez mais o preço do litro pro produtor nacional, temos mais essa medida para acabar de vez com os colonos que vivem e dependem dessa economia. Mais de um milhão e duzentas mil famílias serão afetadas diretamente com esse retrocesso.

Parece que essa mesma generosidade de Bolsonaro para com os europeus não se repete para os agricultores nacionais. Afinal, ao apagar das luzes do governo Temer, a pedido do Ministro de Bolsonaro, Paulo Guedes, foi publicado um decreto que corta recursos para a irrigação de lavouras e aquicultura, financiamentos para cooperativas de eletrificação rural e serviços de saneamento básico. Esse decreto atinge programas como o Luz Para Todos e empresas públicas como a Corsan. Na prática o decreto de Bolsonaro vai aumentar em até 20% ao ano a conta de luz dos agricultores, além de deixar as empresas públicas responsáveis pelo saneamento básico sem recursos para suprir todas as demandas.

O presidente nem parece o mesmo candidato que tinha como lema Brasil acima de tudo. Contra essas medidas protocolamos através do nosso mandato na Câmara, um projeto para derrubar o decreto solicitado por Paulo Guedes a Temer, e evitar esse aumento abusivo na energia elétrica dos produtores rurais. Ao mesmo tempo já nos reunimos com representações da Fetraf e do MST, junto do Mandato do Senador Paim e da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e estamos mobilizados para reverter o quanto antes essa medida que zera o imposto das importações de leite da Europa. Estamos atentos aos ataques de Bolsonaro e não vamos aceitar calados todos esses retrocessos.

Confira aqui mais informações sobre o projeto do Marcon para derrubar o decreto que acaba com o subsídio do governo para a energia elétrica dos agricultores.

Confira aqui mais informações sobre a medida de Bolsonaro que zera o imposto sobre a importação de leite da Nova Zelândia e da Europa.

Deputado Marcon – PT-RS


LINKS ÚTEIS