Cooperhaf realiza assembleia geral e comemora avanços na habitação rural

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 26 de março de 2015

Nesta quinta-feira (26) a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf) realizou Assembleia Geral Ordinária, em Chapecó/SC. Mais de 400 agricultores familiares e dirigentes da Fetraf dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná prestigiaram o ato que contou com a presença da superintendente nacional de habitação da Caixa Econômica Federal, Noemi Lemos e do gerente da diretoria de crédito do Banco do Brasil, Nilson da Silva. O objetivo do evento foi discutir o andamento e perspectivas dos programas habitacionais, bem como, prestar contas do exercício de 2014.

A primeira atividade do dia foi conduzida pelo presidente da Cooperhaf, Ari Pertuzatti que falou sobre a situação do “Minha Casa Minha Vida II” e apresentou as perspectivas para a terceira edição do programa. Pertuzatti destacou que na próxima semana deverão ser liberados recursos para as obras em execução. “Estivemos reunidos com o Ministro das Cidades, do Planejamento e Caixa Econômica Federal na semana anterior e, nos garantiram a finalização delas. Além disso, em abril ocorrerão 10 mil novas contratações em nível nacional. Já, o lançamento do “Minha Casa Minha Vida III” está previsto para o mês de maio”, ressaltou. Pertuzatti lembrou que uma conquista importante da Fetraf e Cooperhaf principalmente tendo em vista o melhoramento da terceira edição do programa, foi a criação e institucionalização de um Grupo de Trabalho da Habitação onde as entidades se reúnem periodicamente com o governo para discutir melhorias no PNHR.

O presidente recordou ainda, dos avanços da cooperativa habitacional desde a sua fundação, em 2001. “A Cooperhaf nasceu no RS na época em que o único programa de habitação para o campo oferecia R$ 1.500 por família e era voltado apenas para reformas. Em 2014 o subsídio chega aos R$ 28 mil e alcançamos a marca de 33 mil contratações no sul do Brasil. Nos orgulhamos pela Cooperhaf ser atualmente uma referência no assunto, com participação ativa, inclusive na construção das políticas públicas habitacionais” pontuou.

Pela parte da tarde houve exposição do balanço geral de 2014, prestação de contas e, apresentação das diretrizes para o ano corrente. A expectativa é contratar, neste ano, todos os projetos que estão nos agentes financeiros além de executar novas propostas pelo “Minha Casa Minha Vida III”. Em 2014 a Cooperhaf firmou 1800 unidades habitacionais nos três estados do sul do país e iniciou três novos projetos de habitação urbana pelo “Minha Casa Minha Vida Entidades”

SONY DSC

LINKS ÚTEIS