12ª Feira da Uva movimentou Sarandi

Por Assessoria de Imprensa
Publicada em 23 de janeiro de 2020


Com preço promocional, comercialização da fruta superou expectativas

Crislaine Arbusti (matéria da Folha da Produção enviada pelo Sintraf Sarandi)

Realizada no último final de semana, a 12ª edição da Feira da Uva e Agroindústria Familiar de Sarandi e Região atraiu milhares de visitantes para o Parque de Exposições da Feisa – Ginásio Pedro De Marco.

O evento contou com diversas atrações, como roteiro turístico, show humorístico com Tio e Sobrinho, apresentação da Invernada Artística do CTG Porteira da Querência e do TrioPacito, além de praça de alimentação, exposição de orquídeas e brinquedos infláveis para as crianças. Mas o grande destaque da feira foram os produtores rurais e as agroindústrias, que trouxeram uma ampla diversidade de produtos coloniais e artesanato mostrando o grande potencial da agricultura familiar local e regional. A organização, a qualidade e a variedade dos produtos foram elogiadas tanto pelos consumidores como pelas autoridades que prestigiaram o evento.

A feira foi promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Sarandi, Nova Boa Vista e Barra Funda (Sintraf), Emater/RS-Ascar, Cooperativa da Produção dos Agricultores Familiares de Sarandi e Região (Coopafs), Associação de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar (Acpaf), Allegro Turismo Rural e Poder Público Municipal. Segundo o presidente do Sintraf, Ivandro Magnabosco, a feira contou com a participação de 23 agricultores e agroindústrias, cinco estabelecimentos comerciais urbanos e três na praça de alimentação, totalizando 31 expositores. “No total, a feira movimentou R$ 99.450,00, que é um valor um pouco menor do que na última edição, mas considerando que tivemos menos expositores e não tivemos show no domingo, vemos esse número como algo muito positivo. Além disso, a comercialização da uva foi maior do que no ano passado. Enquanto em 2019 foram 5 toneladas da fruta, neste ano tivemos a comercialização de 7,8 toneladas, o que superou nossas expectativas iniciais e mostra que a venda pelo valor promocional atingiu seu intuito e funcionou como um atrativo para o público. Acreditamos que essa iniciativa deu certo, pois tivemos um grande número de visitantes e pretendemos ampliar a oferta para o ano que vem. Também estamos com algumas ideias de novas atrações para a próxima edição”, explicou.

Magnabosco também agradeceu a todos que se empenharam para que a feira acontecesse. “Para realizar uma Feira da Uva precisa de muito esforço, mas depois de tudo pronto é muito gratificante e ver o resultado. Receber os visitantes e ver os produtores tendo visibilidade e espaço para comercializar seus produtos nos enche de orgulho e nos motiva ainda mais a trabalhar para que a Feira da Uva não acabe e sim se expanda cada vez mais. Fica o agradecimento a todos os colaboradores do Sintraf, aos patrocinadores, aos produtores, agroindústrias e lojas que expuseram seus produtos, ao público que prestigiou e enfim a todos que de uma forma ou de outra se engajaram a ideia, se dedicaram e fizeram a feira acontecer”, agradeceu.

Confira as fotos do Diário RS:


LINKS ÚTEIS